26
setembro

Usar maquiagem faz parte da nossa rotina, não é mesmo? Quem aí é da turma que não sai de casa sem, pelo menos, passar um batom na boca? Mas será que usar maquiagem todo santo dia faz mal à pele? Bom, veja o que uma dermatologista fala sobre isso! 

“Não há problemas, desde que algumas instruções sejam seguidas: escolhendo os produtos ideais e adequados ao seu tipo de pele, não comedogênicos e também lembrando que todos os dias essa pele precisa ser higienizada e, em hipótese alguma, dormir de maquiagem”, afirma Thais Pepe, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. 

Maquiagem que protege

Entendeu a dica da dermatologista? A qualidade dos produtos faz toda a diferença, mulher! Por isso, aposte sempre em marcas confiáveis! Evite também usar produtos vencidos e invista sempre em produtos adequados ao seu tipo de pele – muitas vezes, o que fica bem em mim ou na sua melhor amiga não é o produto ideal para você, pense nisso! 

“O uso de cosméticos como base, rímel, sombra, batom, blush, entre outros, também pode ajudar a prevenir e combater o envelhecimento, dependendo dos ativos que o produto traz em sua formulação”, acrescenta a médica, que explica que a maquiagem também pode ajudar a proteger a pele contra danos ambientais. Isso por que alguns produtos de maquiagem trazem ativos capazes de tratar a pele, como antioxidantes, vitaminas, ácido hialurônico, antipoluentes e substâncias que promovem efeito tensor. Assim, a maquiagem acaba sendo aliada também na proteção contra a radiação ultravioleta, poluição, tempo seco, ventos e luz visível.

Ah! E lembra do batom nosso de cada dia? Além de deixar os lábios mais úmidos e hidratados, aqueles mais pigmentados também oferecem maior proteção contra os danos ambientais, de forma que o uso contínuo pode diminuir o índice de formação de lesões pré-cancerosas (como as queratoses actínicas), além de funcionar como uma barreira que impede a penetração de micro-organismos, explica a especialista. 

Outro produto que pode ajudar é o rímel, que já foi destacado como uma proteção aos olhos contra agentes externos e processos infecciosos. “No geral, há um revestimento do tecido como um todo, por conta da base e pigmentos da maquiagem e do seu veículo, que provocam um processo de oclusão completa da pele, o que colabora, e muito, na sua preservação”, afirma. Mas é sempre bom lembrar que esses produtos devem ser de boa qualidade, bem formulados e de marcas conhecidas e consagradas, combinado?

Mas nunca durma maquiada!

Todos esses benefícios da maquiagem só têm efeito se, no final do dia, antes de dormir, você tiver o cuidado de lavar bem o rosto e remover todo os resíduos de maquiagem. E isso vale mesmo se você usou os melhores produtos de maquiagem, é imprescindível remover a make antes de dormir, para que a pele possa respirar e para proteger os olhos de possíveis infecções. 

“À noite, a pele passa por um processo natural de regeneração e, caso a maquiagem não seja retirada, o processo é rompido, podendo causar alergias, acne e envelhecimento precoce”, explica a dermatologista.

Eu já fiz um vídeo com a minha rotina de cuidados com a pele à noite, removendo a maquiagem. Vale a pena ver de novo! Clica aqui!


Sigam-me nas redes sociais!

Receba novidades do blog em primeira mão
no meu Facebook!


Inscreva-se no meu canal!
Vídeos inéditos todas segundas, quartas e sextas



Fique pertinho do meu dia a dia no meu Instagram



Inspire-se comigo no Pinterest

Lojas que recomendo

Publicidade