Por que você deve higienizar os seus pincéis de maquiagem

Eles são nossos aliados na hora da maquiagem nossa de cada dia, mas se não cuidarmos bem deles, os pincéis e esponjas de maquiagem podem não apenas prejudicar o resultado final da make, como também causar infecções e até dermatites de pele, pois favorecem o desenvolvimento de bactérias e fungos.
“A higienização dos pincéis e das esponjas que auxiliam na aplicação da maquiagem é fundamental para a saúde da pele, pois estas ferramentas acumulam resíduos ao longo do tempo, como restos dos produtos e poeira”, explica a dermatologista Dra. Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.
“Estes instrumentos contaminados, além de influenciarem no acabamento, textura e até na cor de sua maquiagem, podem causar alergias, irritações ou dermatites na pele, chegando até a contribuírem para a formação de cravos e espinhas.”

Limpeza frequente
Além de remover o excesso de maquiagem dos pincéis e esponjas após o uso, pelo menos a cada duas semana, esfregue as cerdas de trás para frente (pode usar um xampu neutro e água morna) e deixe secando, de cabeça para baixo, ao sol.
Guarde seus pincéis em ambientes limpos 
É bacana ter um estojo para guardar os seus acessórios limpos, evitando contato com outros itens que podem tornar a contaminação mais fácil, como dinheiro e documentos.
Evite compartilhar pincéis e maquiagem
Outro cuidado importante a ser tomado é evitar o uso de maquiagens e pincéis de outras pessoas, pois este hábito aumenta o risco de transmissão de doenças como conjuntivite, herpes e foliculite. “Quando seu uso não é estritamente individual, as maquiagens que têm proximidade com mucosas ou olhos são as mais perigosas. Nos batons, por exemplo, há o risco de transmissão do vírus do herpes. Já as maquiagens para os olhos, como rímeis e delineadores, podem transmitir conjuntivite, terçol e até tracoma”, afirma a dermatologista.
Verifique o prazo de validade das suas maquiagens
O risco de contaminação é ainda maior se o produto estiver fora do prazo de validade, alerta a dermatologista, pois as substâncias presentes na maquiagem que evitam a proliferação de bactérias e fungos perdem a sua eficácia quando o produto vence. Geralmente, além da data de validade, um símbolo de pote aberto com um número seguido pela letra M indica a validade do produto em meses após aberto. “Caso note alguma alteração em sua pele devido ao uso da maquiagem, procure imediatamente um dermatologista”, finaliza.
Fique de olho e cuide bem, dos seus pincéis, das suas maquiagens e da sua saúde!

Mariana Saad

Tudo sobre moda e beleza. Priorizando as tendências para maquiagem.

Sem Comentários Ainda

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.