Unhas fortes: alimentos que são essenciais para a saúde das unhas

Vamos falar sobre unhas mulherada? Quem aí não gosta daquela unha perfeita e bem-feita? Mas vocês sabiam que 1/5 da população mundial sofre com unhas fracas ou quebradiças? Por isso, o cuidado com as nossas unhas vai além da manicure! Começa com o cuidado com a nossa saúde, higiene e alimentação.

“Unhas enfraquecidas podem ser sinais de carência de zinco e até mesmo Vitamina D. Mas existem doenças como anemia e hipotireoidismo que apresentam esse tipo de alteração nas unhas. Antes mesmo de tentar resolver os sintomas, é necessário investigar a causa”, explica a dra. Renata Domingues, médica especializada em Nutrologia e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia Médica (Abranutro).

A médica listou alguns alimentos que são essenciais para manter as unhas saudáveis:

  • Frutas ricas em vitamina C (como tangerina, acerola, mamão, limão e morango);
  • Grãos, nozes, sementes e folhas escuras ricas em vitamina E;
  • Alimentos que contém biotina (como peixes de água salgada, órgãos de animais como fígado e rins, grãos integrais, ovo cozido e cogumelos cozidos);
  • Alimentos com zinco (como ostras, tubérculos, castanhas, carnes, peixe e frango);
  • Alimentos que impulsionam a produção de queratina (como couve, brócolis, alho, feijão, soja, cereais e uva);
  • Além disso, a médica lembra que ingerir alimentos ricos em proteínas oferece ao organismo os aminoácidos de que ele necessita para produzir os elementos essenciais para a saúde e fortalecimento das unhas.

Fique de olho

Composta por queratina (a mesma proteína que compõe nosso cabelo e também a parte mais externa da pele), a unha cresce cerca de 2 a 3 mm por mês. E se cair, regenera completamente de 6 a 9 meses, explica Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia. Mas quando elas ficam mais finas, descamam com facilidade, têm aspecto poroso e podem apresentar manchas e irregularidades, além de ficarem mais vulneráveis ao ataque de fungos, alerta a farmacêutica Luisa Saldanha. Nestes casos, o primeiro passo para resolver qualquer alteração nas unhas é procurar um dermatologista, combinado, mulher?

Tendências

Além de manter o cuidado com a saúde das unhas, a gente também gosta de deixá-las bonitas, não é mesmo? E os esmaltes são como a “make” para as unhas. Neste inverno, aposte em tons fechados e metalizados. Mas o bom e velho nude, clássico, nunca sai de moda e te deixa preparada para qualquer ocasião, concorda? Eu adoro! E você?

Mariana Saad

Tudo sobre moda e beleza. Priorizando as tendências para maquiagem.

Sem Comentários Ainda

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.