Viagem com a Mari: rotina de cuidados com a pele em apenas 10 minutos

Seja em uma viagem ou mesmo no dia a dia, a gente tem tanta coisa em mente que às vezes não consegue parar para cuidar da nossa pele. Você sabia que a pele é o maior órgão do nosso corpo? E que é a base de qualquer cuidado de beleza – inclusive para aquela make perfeita.

Além disso, especialmente quando estamos em viagens – como esta que estou fazendo, para um país com clima completamente diferente do Brasil, precisamos ter um cuidado redobrado, pois a pele sofre o impacto.

Higienização, hidratação e fotoproteção são, segundo a dermatologista Claudia Marçal,membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os pilares para uma pele bem-cuidada. E a especialista garante que, entre as nossas 24 horas diárias, é possível separar apenas 10 minutinhos para ter uma rotina eficiente de cuidados com a pele.

Então, mulher, liga o cronômetro e anota as dicas dos experts em Dermatologia para cuidar da pele em pouco tempo!

Manhã

“A ordem é limpar, tonificar, hidratar e fotoproteger. Os produtos multifuncionais e aqueles com secagem rápida podem colaborar para que essa rotina seja eficiente e feita em menos de 10 minutos”, diz o dermatologista Jardis Volpe, também membro da SBD.

– Limpar em 1 minuto e meio: “a pele deve ser lavada com movimentos circulares com as pontas dos dedos, massageando bem em todas as áreas, principalmente a região da zona T, que é a região mais oleosa. Cuidado com o sabão na região da linha interciliar para evitar qualquer tipo de blefarite ou conjuntivite. Deixar com que esse sabonete, gel de limpeza ou loção de limpeza, dependendo do tipo de pele, permaneça por um minuto e depois retirá-lo com água”, explica a dra. Claudia. 

Tonificar em 2 minutos: “as loções tônicas devem ser aplicadas com algodão por toda a extensão do rosto e pescoço. Esse tônico regula (equilibra) o pH, pode ter característica hidratante, controladora da oleosidade e calmante, dependendo do ativo da formulação”, diz o dr. Jardis. Espere a pele secar e parta para a próxima etapa.

– Hidratação em 3 minutos: pode até parecer muito tempo para aplicar, em creme, algo semelhante ao tamanho de uma ervilha no rosto. Mas em três minutos dá até para combinar uma hidratação com um efeito anti-idade potente. Os séruns podem ser aplicados antes e, por terem ativos concentrados, oferecem uma série de benefícios. Fique de olho nas texturas: “Peles mais secas se beneficiam de cremes mais pesados enquanto as peles mais oleosas devem investir em gel e loções oil-free”, diz o dr. Jardis.

– Área dos olhos em 1 minuto: região com a pele mais fina e uma das mais sensíveis do corpo, a área dos olhos merece tratamento especial, para prevenir a formação de linhas e sulcos. “As fórmulas devem ser suaves, mas concentradas em ativos que garantam a firmeza e elasticidade da pele”, afirma o dr. Jardis.

– Fotoproteção em 2 minutos: assim que a pele absorver o hidratante e não estiver “melada”, é hora de se proteger. “Essa é uma das etapas mais importantes, mas não adianta passar o protetor solar e se expor diretamente ao sol. Esse filtro deve ser passado, de preferência, 30 minutos antes de sair de casa e sofrer a exposição direta. E nós sempre temos que tomar cuidado com essa aplicação. As recomendações mundiais pelos consensos tanto brasileiros de fotoproteção quanto pelos guidelines internacionais é que se use dois miligramas por centímetro quadrado, mais ou menos uma colherzinha de café. Eu tenho que passar o filtro solar até que essa camada generosa cubra toda a área e eu tenha aquela sensação de que existe um conforto e uma cobertura homogênea”, diz a médica.

Agora você já pode começar a sua make!

Noite

À noite, no banho, limpe a pele do rosto e repita o ritual de limpeza da manhã, massageando e deixando o produto na pele antes de retirá-lo. Segundo o dr. Jardis, é possível usar também, duas vezes por semana, um esfoliante que vai adicionar mais dois minutos nos seus cuidados diários, mas garante uma textura mais suave e também facilita a absorção dos ativos de tratamento que vem a seguir. Após sair do banho e se secar na toalha, aproveite os primeiros minutos, em que os poros estão mais abertos, e hidrate todo o corpo com loções cremosas e ricas em óleos vegetais. No rosto, gaste cinco minutos na tonificação e hidratação, mas adicione também fórmulas recomendadas pelo dermatologista – e que vão fazer a sua rotina saltar mais alguns minutinhos. “Elas podem contar com o retinol, substâncias clareadoras, renovadoras, estimuladoras do turn-over celular e antioxidantes para máximo efeito antiaging”, finaliza a dra. Claudia Marçal.


Claro que consultar o seu médico dermatologista é fundamental, pois ele irá prescrever os melhores produtos e ativos levando em consideração o seu tipo de pele, idade, características e necessidades. Mas já deu para ter uma ideia do que é realmente importante você fazer para manter a sua pele sempre saudável! 

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a minha rotina de cuidados com a pele, veja esse vídeo onde eu falo sobre como CUIDAR DA PELE MUDA A SUA MAKE e esse outro que eu mostro como você pode fazer um SPA DAY EM CASA 

Mariana Saad

Tudo sobre moda e beleza. Priorizando as tendências para maquiagem.

Sem Comentários Ainda

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.