Você sabia que os cosméticos estão entre as maiores causas de alergia?

Mulher, hoje o papo é sério. Na verdade, uma dica para você cuidar também da sua saúde. Por que a gente ama maquiagem, mas se você não usar produtos de boa procedência e qualidade, dentro do prazo de validade e manter tudo organizado e higienizado, o que foi feito para te deixar ainda mais bonita pode desencadear algum tipo de alergia ou até outro problema de saúde.

Os cosméticos estão entre os agentes de alergias mais comuns. Esmaltes, lápis de olho, batom e tinta para cabelo são os itens mais relatados. As reações causadas por cosméticos podem ser de dois tipos:

. Dermatite de Contato Irritativa: a mais comum, que se caracteriza por coceira, queimação e sensação de “picadas”, surgindo logo após a aplicação do produto.

. Dermatite de Contato por hipersensibilidade: resulta da sensibilização alérgica e não depende de ação irritante ou tóxica do produto sobre a pele.

“Um dado importante é que a alergia não aparece na primeira vez em que é usado o produto, mas sim com o passar do tempo. Os principais sintomas das alergias a cosméticos são: vermelhidão na pele, inchaço, formação de bolhas, coceira”, alerta a Dra. Alexandra Sayuri Watanabe, especialista da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI)

Várias substâncias usadas na pele, como perfumes, cremes e cosméticos, são mais reativas se expostas à luz solar, podendo causar as chamadas fotodermatites. “Ainda temos outras dificuldades, como, por exemplo, os rótulos desses produtos, que trazem informações confusas, em uma linguagem desconhecida do público leigo”, conta a especialista, que dá algumas dicas para prevenção:

– Use produtos de qualidade certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);

– Guarde os cosméticos em lugar fresco e protegido da luz solar;

– Não use produtos que estejam com o prazo de validade vencido;

– Não compartilhe maquiagens com outras pessoas;

– Não use perfumes quando for à praia ou quando se expuser ao sol;

– Se tiver dúvidas sobre um determinado cosmético, peça orientação ao seu médico, para evitar reações desagradáveis.

Então já sabe, né mulher. A gente usa maquiagem em áreas muito sensíveis do nosso rosto, então, é preciso atenção e cuidado também. Afinal, saúde em primeiro lugar, certo?

Um super beijo,

Mari Saad

Mariana Saad

Tudo sobre moda e beleza. Priorizando as tendências para maquiagem.

Sem Comentários Ainda

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.