24
Janeiro

Pois é, mulher, a gente fala de dicas e truques de maquiagem, compartilha lançamentos e produtos que a gente ama, prepara tutoriais passo a passo com as técnicas mais incríveis para arrasar na make, mas se a gente não cuidar de alguns detalhes essenciais, de nada isso vai adiantar!

Estou falando da importância de cuidar da saúde da nossa pele e do nosso bem-estar, de cuidar da nossa real beleza. Alguns cuidados garantem aquele ar de saúde e aquela pele de bebê que a gente adora! E você ainda retarda o aparecimento de rugas, manchas e flacidez na pele, que dão aquele aspecto de pele envelhecida e sem viço.

 

Cuidar da pele é o primeiro e essencial passo para uma make perfeita!

 

Pois os especialistas em dermatologia criaram o termo Seven Skin Ages, sete “agentes” do processo de envelhecimento biológico e molecular. “Conhecer esses sete agressores (que em inglês tem a letra inicial ‘S’) é uma forma de retardar o processo, adquirindo hábitos mais saudáveis para a saúde e beleza da pele. Eles têm relação importante com a qualidade de vida e alimentação, com o cigarro, o estresse, além da necessidade da proteção solar e o cuidado na manutenção de uma rotina adequada de manhã e à noite para manter a pele jovial”, explica a dra. Claudia Marçal, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Vamos conferir as dicas da dermatologista?

 

SUN (Sol) — Tomar sol sem fotoproteção é, de longe, a pior forma de agredir a sua pele! Você já está cansada de saber, mas aposto que sempre cai na tentação de ficar ao sol nesse verão para pegar aquela cor… não é? Pois saiba que a exposição solar está ligada à inflamação, ao dano oxidativo e à produção de enzimas que degradam colágeno, resultando em uma pele mais flácida, com rugas e manchas.

SUGAR (Açúcar) — Você sabia que açúcar em excesso na dieta pode causar flacidez? Isso acontece devido a um processo chamado glicação, “que é quando nossas fibras de colágeno e elastina endurecem por reagirem com esses açúcares”, explica. Com isso, elas perdem a questão da maleabilidade, da flexibilidade, da sustentação e ancoragem da pele. O açúcar também está ligado, segundo estudos, ao aparecimento de manchas na pele! Mais um motivo para buscar o equilíbrio, mulher!

STRESS (Stress) — E você é daquelas que vive estressada? Cuidado! “Uma pele que vive sobre descargas constantes de adrenalina e outros hormônios como cortisol e prolactina, pelo desequilíbrio em cascata, potencializam o estado inflamatório persistente no tecido cutâneo e fazem com que nossas células tenham um tempo de vida e atividade diminuídas, acarretando perda da longevidade”, explica a dermatologista. O estresse pode levar até a erupção de acne! Então, que tal buscar atividades que promovam o bem-estar?

SLEEP (Sono) — Dormir é perda de tempo para você? Talvez seja a hora de rever seus conceitos. A falta de sono diminui todo o metabolismo do ciclo circadiano, sono e vigília, o que compromete o tempo necessário para que ocorra o reparo e regeneração durante o período noturno quando o metabolismo está na sua atividade basal, explica a dra. Claudia. Ou seja, dormir bem é importante não só para a sua pele, mas também para manter o seu metabolismo regulado. Ah! Mas a forma como dormimos também influencia. “O fato de dormir com o rosto virado 100% para o travesseiro, ou sempre de um dos lados, vai formando rugas de dinâmica importantes, e que muitas vezes nos faz envelhecer mais assimetricamente com demarcações mais profundas dos sulcos, das linhas e das rugas”, alerta a médica.

SKIN CARE (Cuidados com a Pele) — Ter uma rotina de cuidados diários é muito importante para a beleza e saúde da pele. E eu já mostrei para vocês vários vídeos com a minha rotina de cuidados com a pele que vocês podem ver e rever no canal. Os passos de limpeza, com higienização complementar com tônicos ou águas micelares, assim como hidratação e fotoproteção são essenciais para manter a pele cuidada e atemporal, explica a médica, que orienta sempre consultar um dermatologista!

SMOKING (Fumo) — Essa você também já está cansada de saber! Mas vale sempre repetir: “O consumo de cada cigarro induz ao envelhecimento, pois está associado à vasoconstrição periférica por um período de dez minutos, o que diminui o fluxo sanguíneo para o tecido cutâneo e cabelos. Isso traz consequências na perda da viçosidade e luminosidade; favorece o processo de discromia cutânea com o amarelamento do tecido; e influencia, também, na falta de ancoragem e firmeza por conta da oxigenação e nutrição diminuídas”, comenta a dra. Cláudia.

SECOND (Segundo) — Por fim, o último ‘S’ é o second, que é dizer que a cada segundo nós envelhecemos. Uma pesquisa recente de Harvard pontuou que na faixa dos 20 anos, fisiologicamente, temos o primeiro processo de envelhecimento, com o declínio da produção natural de antioxidantes; aos 30, o metabolismo do corpo começa a abrandar e isso afeta a bioenergia das células da pele; já aos 40 anos, a senescência celular entra em ação em um processo em que o ciclo de vida natural das células da pele é menor, e isso pode afetar sua aparência de muitas maneiras. “Todo esse processo natural tem a ver com a questão do encurtamento dos telômeros e a expressão do p53 e de outros marcadores importantes que nós temos; então, independente de qualquer coisa, existe o processo natural de envelhecimento cronológico, demarcado como second”, explica a médica, mas que tomando os cuidados necessários, é possível prolongar o aspecto saudável da sua pele.

Com certeza você vai perceber essas mudanças no resultado final da sua maquiagem! Experimenta, mulher!

Beijos, beijos,
Mari Saad


Sigam-me nas redes sociais!

Receba novidades do blog em primeira mão
no meu Facebook!

Inscreva-se no meu canal!
Vídeos inéditos todas segundas, quartas e sextas



Fique pertinho do meu dia a dia no meu Instagram



Inspire-se comigo no Pinterest

Lojas que recomendo

Publicidade