30
novembro

Pois é, a cada dia escutamos novos termos, conceitos, tendências, especialmente no mundo da beleza e moda, não é mesmo? E você sabe o que significa o movimento “slow beauty” e o “detox capilar”?

 

mari_30_nov_16

 

Bom, relacionando os termos com movimentos conhecidos no mundo da alimentação saudável, já dá pra perceber que tem a ver com um resgate da beleza com pegada mais natural.

O movimento slow beauty tem como objetivo diminuir o consumo de produtos industrializados, substituindo-os por produtos responsáveis, naturais, orgânicos e, acima de tudo, que não sejam testados em animais (ou, em inglês, cruelty free).

A ideia começou a ganhar mais força depois que a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançaram um comunicado mundial, lá pelo ano de 2013, alertando para os perigos que produtos usados no nosso dia a dia (como o sabonete ou o shampoo, por exemplo), poderiam conter substâncias nocivas a nossa saúde, como Formaldeído (geralmente encontrado em esmaltes e alguns produtos para alisamento de cabelo), Parabenos (podem estar presentes em maquiagens, hidratantes, produtos para cabelos e podem causar desequilíbrios hormonais), entre outros. Eu, inclusive, fiz um vídeo falando um pouco sobre algumas destas substâncias, que você pode rever AQUI.

Já a ideia do detox capilar vem como uma alternativa para mulheres que decidem assumir sua beleza natural e romper com velhos padrões de beleza (como a “ditadura do cabelo liso”). AH! Acho que todas as mulheres já passaram por, pelo menos um dia daqueles, que dá vontade de jogar longe a chapinha ou deixar a raiz mais escura aparecendo mesmo…kkk… Afinal, cada mulher tem liberdade para ser quem ela bem quiser! Sou da opinião de que se ela quiser colorir os fios, pode colorir! Se quiser exibir os fios naturais, vá em frente! O importante é aceitar-se a amar-se, com menos padrões pré-estabelecidos e mais autoestima e confiança!

Então, o detox capilar surge como alternativa para quem decide fazer o caminho inverso e busca tratamentos e produtos mais naturais, sem utilizar produtos e formulações que possam agredir os fios e, principalmente, sua saúde. Algumas mulheres decidem até cortar as madeixas quase que na raiz para que o cabelo cresça naturalmente e completamente livre de resíduos químicos! Ah! Sem falar daquelas que ficam dias, semanas e até meses sem lavar os fios com shampoo!

Polêmicas à parte, acho que vale a pena prestar atenção aos rótulos dos produtos, mas, acima de tudo, assumir a nossa essência! Eu, por exemplo, estou nessa fase loira total, mas tento compensar os processos químicos utilizando produtos de tratamento com formulações mais naturais, para não agredir ainda mais os fios, que já ficam mais fragilizados. Mas durante muitos anos eu fiz questão de manter meu cabelão beeem natural e as leitoras lindas veteranas por aqui conhecem bem essa história… E você?

Beijos, beijos,

Mari Saad

 


Sigam-me nas redes sociais!

Receba novidades do blog em primeira mão
no meu Facebook!

Inscreva-se no meu canal!
Vídeos inéditos todas segundas, quartas e sextas



Fique pertinho do meu dia a dia no meu Instagram



Inspire-se comigo no Pinterest

Lojas que recomendo

Publicidade