Por que a musculação pode ajudar no seu emagrecimento

Se você é do time que acha que levantar peso é coisa para “homem”, que “não combina” com o “corpo de mulher”, está enganada! CLARO QUE tudo tem que ter o seu equilíbrio, né gente! Não canso de repetir isso por aqui!!! Mas é a pura verdade! E quem me acompanha há algum tempo sabe que eu já fui adepta de um corpo mais musculoso e, agora, quero um visual mais alongado. Mas, mesmo assim, exercícios de fortalecimento, como a musculação, são importantes e devem fazer parte da nossa rotina! É só você conversar direitinho com o seu professor de educação física, personal trainer o instrutor da academia e explicar exatamente para ele suas expectativas.

MAS voltando ao tema deste POST! A resposta é que ter um bom índice de massa magra aliado a uma dieta equilibrada, favorece a queima de gordura, aumenta seu metabolismo e você continua queimando calorias até depois do exercício, garota!

Na maioria das vezes, a gente pensa naquela regrinha bem básica de que para emagrecer a gente só precisa ingerir menos (comida) do que a gente gasta (em atividades físicas). Ok. Mas os experts mostram outras variáveis. O foco deve estar na relação entre o seu índice de massa magra (músculos) e o seu percentual de gordura. E, pasmem, muitas vezes, você pode estar visualmente mais “magra”, com suas roupas mais larguinhas, e o ponteiro da balança não ter mudado, mas o que mudou foi essa relação. Você ganhou mais músculos (que tem volume menor e dão uma aparência mais firme) e perdeu gordura. Eba! Tá vendo como, nem sempre, você tem que confiar só na balança?

Mari_13_04_16

 

Músculos X Gordura

Quando você aumenta a sua massa magra, você está ajudando seu corpo a queimar mais gordura, pois o processo de construção e regeneração do músculo exige energia mesmo após o treino. Diferente das atividades aeróbicas (como correr, pedalar, nadar), em que o gasto calórico é intenso durante o exercício, mas acaba ao fim da sua prática, os exercícios isolados de força (principalmente em grandes grupos musculares), são capazes de estimular o seu corpo a queimar calorias mesmo depois do treino. Isso acontece porque este tipo de exercício requer grande esforço do músculo, causando pequenas lesões em suas fibras – essas fissuras serão regeneradas durante o período de repouso e demandam um maior gasto calórico. Além de necessitar de muito mais energia para recuperação, esse processo leva ao crescimento do tecido muscular e, consequentemente, ganho de massa magra.

Por isso, às vezes, você fica suando feito louca em mais de uma hora na esteira e não tem os mesmos resultados que a sua amiga que mescla diferentes atividades e alia exercícios aeróbicos com musculação, por exemplo. Mas, lembre-se de sempre conversar com o seu instrutor, hein! Ele vai saber o que é melhor para você e os seus objetivos!

Outros benefícios da Musculação

Rejuvenesce – Após os 30 anos, começamos a perder massa muscular de forma acentuada, prejudicando diversos aspectos físicos. Porém, a prática regular de exercícios de força pode ajudar a retardar esse processo, mantendo a saúde muscular por mais tempo e reduzindo o acúmulo de gordura, além de melhorar a aparência física, promovendo ganho de tônus muscular, definição, combate à flacidez e às temidas celulites. Além disso, o exercício de força ajuda a aumentar a flexibilidade do corpo, melhorar a postura através dos alongamentos musculares praticados durante a atividade.

Previne doenças – A resistência muscular ajuda a prevenir doenças como a osteoporose e artrose, visto que os músculos são a principal proteção dos ossos. O estímulo cardíaco durante o exercício também ajuda no condicionamento cardiovascular, no controle do colesterol e da pressão sanguínea.

Promove a qualidade de vida – Os resultados dessa atividade física estão intimamente ligados ao estilo de vida, estimulando mudanças saudáveis como a reeducação alimentar, o abandono de vícios como cigarro e álcool, além de promover interação social. Diariamente muitas pessoas encontram na atividade física a força necessária para realizar grandes mudanças, conquistando um novo círculo de amizades e muito mais qualidade de vida.

Espero que vocês tenham gostado das dicas, leitoras lindas, e que não se esqueçam de marcar com #TREINANDOCOMMARIANASAAD para que eu possa acompanhar o seu treino também! Pois #JUNTASSOMOSMAISFORTES sempre, não é TIME!!!

(Fonte: Nature Center)

 

Mariana Saad

Tudo sobre moda e beleza. Priorizando as tendências para maquiagem.

Sem Comentários Ainda
  1. Adorei as dicas … Eu faço musculação tem 2 meses. Sempre fui resistente a esse tipo de treino, mas agora eu vejo como faz diferença. Estou bem feliz com os resultados … Beijos!!!!

  2. Mulher ,minha amiga que está comigo quando estou sozinha , minha conselheira . Haha to parecendo uma doida né kkkkk vc nem me conhece mas sinto que somos amigas de longas datas . Sempre amando as dicas . Linda linda linda ❤️❤️❤️❤️❤️

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.