7
abril

“Os cabelos são a moldura do rosto”, diz um ditado bem popular, né? E, às vezes, a gente mexe, corta, descolore… a cabeleira passa por tanta transformação, não é mesmo?

Entretanto, além dos grandes aliados da beleza: os cosméticos, o nosso corpo precisa também de uma atenção “de dentro para fora”, ou seja, um cuidado maior com a alimentação. Além de uma alimentação saudável e equilibrada, já existem muitos produtos no mercado, chamados nutricosméticos, que prometem ajudar nesta etapa, fornecendo suplementação de vitaminas e outros nutrientes importantes para ajudar a manter cabelos, pele e unhas mais bonitos e saudáveis.

De acordo com a nutricionista Michele Nogueira, da Nature Center, estes produtos visam sobretudo “atender carências nutricionais que impactam diretamente na aparência. A queda e dificuldade de crescimento dos fios, unhas quebradiças e alguns sinais na aparência da pele podem ser decorrentes de uma dieta pobre em vitaminas e outros nutrientes”, explica.

Mari_07_04_16

 

 

Cabelos fracos e quebradiços?

Quando a causa do enfraquecimento dos fios é decorrente da carência nutricional, tratamentos com cosméticos na extensão dos fios podem não ser suficientes. “Para se ter uma ideia, até 60% do fio do cabelo é composto por aminoácidos – nutrientes formados a partir das proteínas obtidas através da alimentação. Como são essenciais para o processo de construção e manutenção dos fios, uma dieta pobre em determinados alimentos pode impactar diretamente sob a saúde dos fios. Somados à maus hábitos como fumo e situações de stress frequentes, o crescimento dos fios pode ser prejudicado”,  explica a nutricionista

Dê olho no prato!

A nutricionista explica a função de alguns nutrientes na manutenção da beleza. Confira:

  • Vitaminas do Complexo B: responsáveis por regular o metabolismo celular, essas vitaminas são essenciais, ou seja, não são produzidas pelo organismo e precisam ser adquiridas através da alimentação. Estão diretamente relacionadas ao fortalecimento dos folículos capilares, justamente por isso, a sua deficiência está relacionada à queda de cabelo. Dentre as principais, destacam-se Pantenol (vitamina B5), vital para saúde do couro cabeludo, e a Biotina (vitamina H) – fundamental para produção de queratina, principal componente da construção dos fios. Essas vitaminas são muito indicadas no combate à alopecia e podem ser encontradas em alimentos como: banana, batata, cereais integrais, leite, gema do ovo e proteínas animais como leite, miúdos e o salmão;
  • Vitamina A: responsável pela produção de tecidos, está diretamente relacionada ao crescimento dos fios. Quando o organismo apresenta deficiência dessa vitamina o cabelo começa a ficar fraco e quebradiço, o que pode retardar seu crescimento. Conhecida também como Retinol, essa vitamina regula a produção sebácea, que influencia na oleosidade do cabelo, bem como na sua elasticidade. É possível encontrá-la principalmente em vegetais como acelga, espinafre, brócolis, em frutas como o abacate, caju, mamão e melão e também em legumes como a abóbora e a cenoura.
  • Vitamina E: potente antioxidante, além de prevenir o envelhecimento precoce é capaz de eliminar toxinas do organismo e fortalecer o sistema imunológico. Essa vitamina é capaz de melhorar a circulação sanguínea, o que favorece a irrigação e oferta de nutrientes ao couro cabeludo. Pode ser encontrada na couve, alface, germe de trigo, soja e amendoim.
  • Sais Minerais: micronutrientes como o Selênio agem sinergicamente com outras vitaminas e trazem grandes benefícios ao organismo, inclusive no combate à doenças crônicas. Também está relacionado à melhora da condição sanguínea, agindo sob vasos e artérias. Assim como o Cobre, é fundamental para reparar a fibra capilar. Ambos estão presentes em alimentos como carnes de peixe e frutos do mar, sementes de girassol, nozes e amêndoas.
  • Hidratação: especialmente ao fazer uso de nutricosméticos, beber muita água é fundamental para que essas vitaminas sejam digeridas pelo organismo e cheguem à corrente sanguínea. Boa parte delas são classificadas como hidrossolúveis – ou seja, necessitam de água para que o corpo seja capaz de absorvê-las. Além disso, a desidratação é um dos maiores inimigos dos fios. Boa parte das mulheres preocupa-se em hidratar frequentemente os cabelos, mas esquecem que a ingestão de líquidos é indispensável para que o cabelo se mantenha saudável e com brilho.

Qualquer um pode tomar?

Vocês viram que é possível encontrar na alimentação os nutrientes necessários para a manutenção de uma beleza saudável, mas, se ainda assim, você optar por uma suplementação de vitaminas, é SEMPRE IMPORTANTE consultar um profissional de saúde antes! A nutricionista explica que, quando ofertadas em excesso, determinadas vitaminas podem sobrecarregar o organismo e trazer efeitos indesejáveis e até mesmo contrários ao esperado.

VEJA TAMBÉM minhas dicas para MANTER O CABELO LOIRO! Só apertar o play!

Espero que tenham gostado das dicas, meus amores!
Beijos,

Mari Saad


  • Jéssica

    Adoro suas dicas, sempre linda! Continue com essa luz e inocência rara. Só uma coisinha mulheeeeer, não pode matizar o cabelo quando ela fica verde por causa do cloroo haha, tem que ir na Cabeleleira pra ela tirar o cloro, experiência própria, matizei e ele ficou BEM pior… Haha beijos de luz

Sigam-me nas redes sociais!

Receba novidades do blog em primeira mão
no meu Facebook!

Inscreva-se no meu canal!
Vídeos inéditos todas segundas, quartas e sextas



Fique pertinho do meu dia a dia no meu Instagram



Inspire-se comigo no Pinterest

Lojas que recomendo

Publicidade