26
julho

Okay, meninas! Posso ter exagerado um pouquinho na foto…afinal, aqui no Brasil não faz esse frio todo! Mas é para chamar a atenção mesmo! A pele precisa de cuidados na estação mais fria do ano! Se, no verão, a meta é evitar a exposição excessiva ao sol, no inverno a meta é evitar o ressecamento da pele, comum nos dias mais frios.

26_07_2015_E

E tem especialista afirmando isso! O Dr. Rodrigo Motta, dermatologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, explicou que o ressecamento, além de deixar a pele com aspecto mais velho e feio, pode causar outros problemas. “Peles extremamente ressecadas ficam propensas a alergias como eczemas e dermatites, mais suscetíveis a infecções por fungos e bactérias, além de causar um sintoma extremamente incômodo que é a coceira”.

DICA #1
CUIDADO COM A TEMPERATURA DO BANHO

“Como a temperatura do ambiente está mais fria, temos o costume de aumentar a temperatura da água durante o banho, essa é uma das falhas cometidas quando se trata da saúde da nossa pele. Expor a pele ao ar mais seco e gelado típico da estação também favorece a esse quadro de ressecamento”, ensina o dermatologista. Por isso, a dica é tomar um banho morno e rápido, utilizando sabonetes que possuam hidratantes ou óleos em sua composição. “Também existem loções de limpeza mais modernas q limpam sem desidratar a pele. Após o banho com a pele ainda úmida, aplique uma camada generosa de um hidratante específico para o seu tipo de pele”, orienta o dr. Motta.

DICA #2
MANTENHA O SEU CORPO HIDRATADO

Outros fatores que o influenciam é que no frio há uma diminuição da ingestão de água e sucos naturais, o que compromete a hidratação do organismo em geral e consequentemente afeta a pele, explica o dermatologista. Por isso, não se esqueça de ingerir, no mínimo, 2 litros de água todo santo dia.

DICA #3
AFASTE AS RUGAS: atenção às áreas críticas

Uma pele hidratada se mostra lisa, viçosa, com consistência elástica e radiante. “Por outro lado, a pele desidratada e seca se mostra sem viço, quebradiça e opaca, com aquele aspecto de pergaminho. Inclusive podem-se notar até mesmo as chamadas ‘falsas rugas’, pequenos vincos formados pelo ressecamento”, destaca o especialista. As regiões da boca e nariz são áreas expostas e mais sensíveis às mudanças de temperatura e clima. “Isso ocorre por serem mucosas, porém é mais fácil reverter os possíveis danos causados pelo frio com o uso de hidratantes labiais e hidratantes para a face. Já a pele do cotovelo é uma área de extensão e sujeita a muito atrito, dessa forma torna-se mais grossa e ressecada, exigindo um cuidado específico com hidratantes mais potentes”, explica o médico.

DICA #4
CONHEÇA O SEU TIPO DE PELE

Quem possui a pele seca precisa aumentar os cuidados quando a estação mais fria do ano chega, “Ela é mais afetada, pois naturalmente já tem uma menor produção do manto hidrolipídico que protege e hidrata a pele, dessa forma, no inverno, as peles secas tendem a ressecar mais”, explica Dr. Rodrigo. Segundo o médico, quem possui a pele oleosa também precisa de cuidados. “O ideal é conhecer o seu tipo de pele e mesmo nas peles oleosas deve-se usar hidratantes específicos após o banho que ajudam a repor o que foi perdido”.

Espero que tenham gostado das dicas!
Beijos beijos,

Mari Saad


Sigam-me nas redes sociais!

Receba novidades do blog em primeira mão
no meu Facebook!


Inscreva-se no meu canal!
Vídeos inéditos todas segundas, quartas e sextas



Fique pertinho do meu dia a dia no meu Instagram



Inspire-se comigo no Pinterest

Lojas que recomendo

Publicidade