20
maio

Quem nunca sonhou em dormir e acordar mais magra levanta a mão \o/

FACE_20_05_2015

Pois não é que um médico americano escreveu um livro exatamente sobre como o sono pode influenciar no processo de emagrecimento? Se você quiser saber mais, o nome do livro é “The Sleep Doctor’s Diet Plan” (em tradução livre, “O Plano de Dieta do Médico do Sono”), do Dr. Michael Breus. Ele identificou por meio de suas pesquisas que pessoas que sofrem com privação de sono (dormem menos do que as sete horas mínimas recomendadas, por exemplo), consumiam cerca de 300 calorias a mais que as pessoas que dormem bem. Em um ano, isso pode contabilizar a mais de 10 quilos acima do peso!

Segundo o médico, a privação do sono altera o metabolismo, deixando-o mais lento, além de aumentar a produção de cortisol, um hormônio liberado pelo organismo quando estamos em situação de estresse, que contribui para aumentar o seu desejo incontrolável por comida (especialmente aquelas guloseimas cheias de carboidratos e gorduras). Isso porque o seu corpo é uma máquina e sabe que açúcar e gordura vão ajudar a produzir outro hormônio, a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar (e que você também consegue estimular com exercícios físicos, mas precisa ter pique, né! e o corpinho sempre quer o jeito mais fácil…)

Outro hormônio que é liberado em maior quantidade quando você dorme mal ou pouco é a grelha, que também aumenta a fome. Em contrapartida, a privação do sono diminui a produção do hormônio leptina, que ajuda a controlar os ímpetos por comida… uma balança descontrolada!

Mas, calma! Você pode colocar tudo nos eixos se começar a praticar a arte de dormir bem! Hahaha! Quem não quer uma noite de sono calma e tranquila, não é mesmo? Ainda mais sabendo que pode ser o que estava faltando para impulsionar a perda daqueles quilinhos extras!

Sei que a gente tem cada vez mais compromissos, faculdade, trabalho, reuniões com as amigas, jantarzinho com o namorado, mas tem uma hora que precisamos cuidar da gente! Algumas dicas do expert do sono para ajudar você a dormir como um anjinho e transformar o seu sonho de um corpo magro em realidade!

Adicione cálcio e magnésio: soníferos naturais

Os minerais ajudam a reduzir a ansiedade e promover a calma, tudo o que você precisa para relaxar antes de ir dormir. Experimente, por exemplo, tomar um copo de leite desnatado morno antes de ir deitar. Ou consulte o seu médico e nutricionista para saber se pode fazer uma suplementação com esses nutrientes.

Beba um chá de maracujá

Essa receita parece do tempo da vovó, mas é tiro e queda para combater a insônia.

Diminua o café, especialmente à noite

Diversas pesquisas mostram os benefícios do café, mas especialmente à noite, a dica é evitar o consumo, pois neste momento o que você mais precisa é relaxar e não estimular os seus neurônios!

Tenha um hábito regular

Estipule um horário para tomar o seu banho no fim do dia e ir preparando o corpo para relaxar. Evite ficar no smartphone ou no tablet na cama. Um quarto escurinho também é um bom sonífero!

Faça exercícios físicos regularmente

Assim você educa o seu corpo a produzir hormônios do bem-estar, como serotonina, e a sentir necessidade de descansar na hora certa!

Durma pelo menos 7 horas e meia por noite

Esse é o mínimo recomendado pelo médico para que você consiga emagrecer. Claro que cada pessoa pode ter um período ideal de descanso, mas o médico garante que dormindo do jeito certo, você estimula o seu metabolismo a trabalhar de modo eficiente, regula os hormônios e, consequentemente, emagrece! Ele não está sozinho. Uma pesquisa da Universidade de Chicago também revelou que pessoas que dormem bem possuem 20% menos gordura na região abdomninal.

Então, está esperando o que para desligar tudo e ir dormir já, garota!

Um beijo e bons sonhos

Mari Saad!

 


Sigam-me nas redes sociais!

Receba novidades do blog em primeira mão
no meu Facebook!

Inscreva-se no meu canal!
Vídeos inéditos todas segundas, quartas e sextas



Fique pertinho do meu dia a dia no meu Instagram



Inspire-se comigo no Pinterest

Lojas que recomendo

Publicidade