Doce tentação: brigadeiro funcional pra comer sem culpa

Às vezes não tem jeito, a gente cai de tentação por um docinho, não é mesmo? Ainda mais neste período que antecede a Páscoa. Mas para não detonar a sua alimentação e a saúde, a dica é ficar de olho nos ingredientes. A nutricionista Andréa Santa Rosa indica uma receita pra quem é fã de brigadeiro. Anote aí:

24_03_2015

 

 

Ingredientes:

2 xícaras de biomassa de banana verde amolecida

3 colheres de cacau em pó

3 a 4 colheres de sopa de mel

2 colheres de sopa de farinha de grão de bico ou de proteína de arroz

1/2 xícara de leite amigo (se necessário)

1 punhado de castanhas trituradas (castanha do pará ou de caju, amêndoas, etc)

Preparo:

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar (se a biomassa estiver muito durinha, adicione três colheres de leite de coco ou outro leite vegetal). Quando começar a desgrudar, retire da panela e leve à geladeira. Quando esfriar, faça bolinhas e passe em castanha triturada. Pode-se usar também coco ralado ou amendoim.

Para preparar a biomassa de banana verde:

Lave as bananas sem retirar a casca ou os talos e certifique-se de que elas estão bem fechadas, sem falhas na casca. Coloque água em uma panela de pressão suficiente para cobrir as bananas e deixe ferver. Assim que ferver, coloque a fruta e tampe até conseguir a pressão. Depois que a panela estiver com pressão, abaixe o fogo e deixe por mais 10 minutos. Deixe que a pressão saia naturalmente. Sem deixar as bananas esfriarem, retire-as da água e tire as cascas rapidamente. É importante fazer isso enquanto elas ainda estão quentes, pois, caso esfriem, elas endurecem. Utilize um processador ou liquidificador para batê-las até formar uma pasta. Caso seja necessário, coloque água fervente para deixa-la mais macia. Caso não queira utilizar imediatamente, ela pode ser congelada em potinhos para ser usada depois.

Ah! E tem mais opções saudáveis com a biomassa de banana verde, confira aqui!

Dica da nutricionista

Andréa explica que “o cacau é um potente antioxidante e possui em sua composição polifenóis que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. Ele pode promover também a redução do colesterol total e do LDL, o colesterol ruim”. E a biomassa de banana verde, além de rica em fibras, ajuda na sensação de saciedade.

Espero que tenham gostado das dicas, meus amores!
Beijos beijos

Mari Saad

Mariana Saad

Tudo sobre moda e beleza. Priorizando as tendências para maquiagem.

Sem Comentários Ainda

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.