4
março
Se você é daquelas que toma só uma xícara de café preto quando levanta e sai correndo para cumprir os compromissos do dia saiba que este é um hábito que pode estar minando todos os seus esforços para emagrecer. Isso porque a primeira refeição do dia é essencial à saúde e também para a manutenção do peso ideal, além de ajudar no despertar e fornecer energia para as primeiras atividades do dia. “Pular esta refeição pode fazer a pessoa sentir necessidade de comer mais no almoço, por exemplo, além de compensar as calorias não consumidas em alimentos pobres em vitaminas e minerais e ricos em gorduras”, explica a consultora em nutrição, Alessandra Godoy, que preparou um cardápio com dicas para um café-da-manhã equilibrado.
04_03_2015
 
Sugestões da nutricionista para começar bem o seu dia:
OPÇÃO 1  5 biscoitos água e sal + 1 unidade de iogurte natural + 1 fatia de melão
OPÇÃO 2  2 fatias de pão integral + 1 fatia de queijo + 1 xícara de café + 3 ameixas
OPÇÃO 3  3 pães tipo “bisnaguinha” + 2 colheres de sopa de requeijão light + 1 mamão papaia + 1 colher de sopa de aveia + 1 colher de sopa de linhaça
OPÇÃO 4  3 torradas multigrãos + 2 colheres de sopa de creme de ricota + 1 copo de suco “detox” (1 fatia abacaxi, 1 folha de couve e  200 ml de água de coco ou veja outras sugestões de sucos detox clicando aqui)
A nutricionista explica que para um café da manhã equilibrado é importante priorizar três grupos de alimentos: carboidratos, proteínas e vegetais. O carboidrato presente em alguns alimentos, como pães, bolos e biscoitos é transformado em glicose. Durante toda noite a glicose é usada para nos manter vivos, com coração batendo e todos os órgãos funcionando. Ao amanhecer já usamos grande parte do nosso estoque, sendo um café da manhã com carboidratos a receita ideal para essa reposição. Os vegetais são fonte de fibras importantes para regulação do intestino, vitaminas e minerais fundamentais para a manutenção da saúde. Leite, seus derivados e ovos representam o grupo da proteína colaborando para aumentar a saciedade da refeição e com a saúde dos ossos.
Mudança de hábito 
Além de incorporar uma pausa para nutrir o seu corpo de manhã, fracionar as refeições ao longo do dia, sem pular do café da manhã, contribui para manter o metabolismo energético adequado. Em outras palavras é o que ajuda a equilibrar melhor o que consumimos e gastamos. “A mudança de alguns costumes é o ponto de partida para quem deseja ganhar saúde, bem-estar e alguns anos de vida a mais por meio da alimentação”, ensina a nutri.
Vamos nessa?
Beijos beijos,
Mari Saad

  • Camila Magalhães

    Estou me adaptando e adorando as dicas!

Sigam-me nas redes sociais!

Receba novidades do blog em primeira mão
no meu Facebook!

Inscreva-se no meu canal!
Vídeos inéditos todas segundas, quartas e sextas



Fique pertinho do meu dia a dia no meu Instagram



Inspire-se comigo no Pinterest

Lojas que recomendo

Publicidade