Cardápio vegetariano: os alimentos que podem substituir a carne

MARI_vegetariano

Olá meninas! Alguém aí é vegetariana? Como conheço muitas pessoas adeptas dessa dieta, resolvi conversar com uma nutricionista que vai nos deixar algumas dicas de como garantir uma alimentação diária saudável mesmo sem comer carne, sem que isso prejudique a saúde.

Quem segue uma dieta sem ingestão de carne precisa compensar a falta de nutrientes comendo alguns alimentos que contêm os mesmos aminoácidos presentes na carne. De acordo com a nutricionista Renata Safioti, uma das combinações perfeitas é a dupla arroz e feijão.

“A combinação arroz e feijão contém dois importantes aminoácidos para nossa saúde: a lisina, presente no feijão, e a metionina, encontrada no arroz”, explica a nutricionista.

Outro alimento essencial para uma dieta como essa é a quinua, ingrediente rico em aminoácidos essenciais, que pode ser consumido em substituição ao arroz, por exemplo.

A soja é outro alimento vegetal que contém grande quantidade de proteína, sem contar nas leguminosas, como feijão, ervilha e lentilha.

Vitaminas & cia. 

O ferro e a vitamnina B12 são dois nutrientes que, geralmente, faltam no organismo dos vegetarianos, e precisam ser compensados com alguns alimentos específicos.

“O ferro encontramos nos vegetais verdes escuros e na beterraba, porém, para que esse ferro seja bem absorvido, é necessário uma fonte de vitamina C. Como exemplo, em uma refeição com os vegetais como o almoço, o ideal é consumir uma fruta como a goiaba, acerola, laranja que são fontes de vitamina C”, indica Renata.

Já a vitamina B12 é encontrada no leite, derivados e nos ovos.

Antes de assumir uma dieta como essa, porém, que exige uma grande mudança no estilo vida, é necessário procurar a ajuda de um profissional para melhor orientar quanto às trocas de alimentos e sempre fazer exames para acompanhar os níveis de ferro, ferritina e vitamina B12.

Mariana Saad

Tudo sobre moda e beleza. Priorizando as tendências para maquiagem.

Sem Comentários Ainda
  1. Eu não só vegetariana mais não como todo tipo de carne somente de vaca e assada só raramente eu como então estou com animia avansada e preciso comer figado mais não gosto e gostaria saber oque eu poderia substitur o figado des de ja agradeso

  2. Oi Mari, td bem? Acompanho seu trabalho há um tempo, e desde sempre sou apaixonada por maquiagem. Estou fazendo um curso profissionalizante,e nos foi proposto um trabalho no qual temos que entrevistar um maquiador(a). E logo pensei em você (por ser uma pessoa acessível e humilde). São algumas perguntas que tenho certeza que vai tirar de letra…rs. Pra dificultar as coisas teríamos que fazer a entrevista pessoalmente rsrs. Poderíamos marcar de nos encontrarmos na Paulista já que estuda por lá. Se puder me ajudar ficaria muito grata! Espero pela sua resposta…sucesso,bjus!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.