As diferenças entre Diet e Light

Bom dia, minhas lindas! A semana começa e a busca pelo peso ideal também. E quando o que está em jogo é o ponteiro da balança, entram em cena os alimentos light e diet. Porém, o que muita gente não sabe é que cada um tem um objetivo diferente. Para ajudar nessa distinção, a Dra. Tatiana Cunha, explica qual a função de cada um.

O alimento diet é a melhor opção para dietas com restrição de alguns nutrientes como: açúcares, proteínas, gorduras ou sódio. E ainda acrescenta que o produto diet é indicado para pessoas que apresentam algum problema específico. “Os diabéticos, aqueles que possuem intolerância a glicose e os hipertensos são as pessoas que devem comer esse tipo de alimento”.

Já o produto light possui baixo ou reduzido valor energético ou nutricional. É indicado para pessoas que desejam perder peso. “Os produtos light possuem 25% a menos de calorias, em comparação com os produtos similares. Mas é importante alertar que o consumo em excesso pode expressar uma quantidade de calorias ainda maior do que a adquirida com produtos sem essa classificação”, explica a médica.

Ou seja, os alimentos diet são ideais para pessoas que sofrem com alguma restrição alimentar e não devem ser relacionados com a manutenção do peso. E os alimentos light, esses sim, podem contribuir para o emagrecimento.

Mariana Saad

Tudo sobre moda e beleza. Priorizando as tendências para maquiagem.

12 Comentários
  1. oi Mari, tubo bem?? te acompanho faz tempo, só que nunca comentava, gosto muito de vc! Gostaria que vc desse dicas em vídeo com vc se cuida sobre celulite e estrias é um post bem interessante a maioria vai adorar saber rsrsrs

  2. eu te acho muito linda *o* rs e por que vc nao faz vlogs? 🙁 ia ser o maximo 🙂 e mais videos de arrume se comigo :3 te adoro mari beijao 🙂

  3. Antes eu tinha muita dúvida em relação á diferença entre os dois…. Amei o post e o esclarecimento das dúvidas!!!! Grande beijo Mari e ótima semana pra todas nós!!!!!

  4. Ótimo post! Ainda nesse fim de semana eu explicava a diferença entre os dois termos a uns amigos. A maioria das pessoas não sabe a diferença ou acha que é a mesma coisa. Só uma pequena correção, segundo a resolução que define isso (bem como as outras categorias de alimentos, os funcionais por exemplo), light é o alimento que possui 25% menos algum nutriente e não calorias (um alimento light em proteínas é mais calórico que outro light em gordura). É mais comum que a redução seja feita em gordura, mas não é regra. O ideal é observar atentamente a tabela nutricional e comparar com a versão original. Outra ilusão é que “produto diet tem menos calorias”: não necessariamente, a maioria dos casos sim, mas isso depende dos ingredientes que você adiciona a fórmula pra deixar o restrito mais próximo da versão original.

    Eu tive a oportunidade de me esclarecer sobre esse assunto na faculdade e desde então tento trasmitir pras pessoas a fim de que menos gente se iluda e coma “errado”. O post contribuiu muito pra que mais gente tenha acesso a essa informação. Parabéns!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.