7
outubro

Olá, minhas lindas! As vitaminas são importantíssimas para o nosso organismo por promover o bem-estar físico e mental. Para entender a funcionalidade de cada uma delas conversei com a supervisora de gastronomia e nutrição do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Fatima Corradini Domingues.

A melhor maneira de consumir todas as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo é fazendo uma alimentação saudável e variada, de preferência, sempre com alimentos frescos e biológicos.

Como elas funcionam no organismo?

Vitamina A: exerce várias funções importantes no organismo devido ao seu efeito antioxidante, favorece a regeneração da pele, deixando-a mais bonita e cheia de vida. Também é necessária para prevenir e curar o raquitismo. Pode ser encontrada na cenoura, no queijo e na gema do ovo.

Vitamina D: mantém os ossos e dentes fortes e tem vital importância no sistema nervoso e no funcionamento do coração. Pode ser encontrada no óleo de fígado de peixes, e em moderadas quantidades de manteiga, também estão disponíveis na gema de ovo e no fígado.

Vitamina E: possui função antioxidante, reduzindo a ação de radicais livres, substâncias que provocam o envelhecimento do organismo; auxilia na atividade das vitaminas A e C, atuando como protetora dessas substâncias. A vitamina E é a mais amplamente disponível e pode ser encontrada em diversos alimentos comuns. O óleo de germe de trigo é a fonte mais rica. Vegetais verdes, gema de ovo, gordura do leite, manteiga, fígado, nozes, e óleos vegetais como de soja, milho e algodão também contém essa substância.

Vitamina B12: atua no funcionamento do metabolismo de todas as células do organismo, especialmente a do trato gastrintestinal, medula óssea e tecido nervoso. A vitamina B12 tem papel importante na concentração, equilíbrio e memória. É encontrada no leite integral, no ovo e no fígado.

Vitamina C: importante para a produção de colágeno, aquela proteína que mantém a pele bem firme, também facilita a absorção e o transporte do ferro. Deve ser consumida diariamente para estimulação do sistema imunológico e também como auxilio no processo de cicatrização de feridas. Melhores fontes: acerola, pimentão vermelho cru, goiaba, kiwi, brócolis, maracujá, mamão, repolho, morango e laranja.


Sigam-me nas redes sociais!

Receba novidades do blog em primeira mão
no meu Facebook!


Inscreva-se no meu canal!
Vídeos inéditos todas segundas, quartas e sextas



Fique pertinho do meu dia a dia no meu Instagram



Inspire-se comigo no Pinterest

Lojas que recomendo

Publicidade