Chia: a semente da vez

Olá meninas! A grande aliada da dieta dessa semana é a chia, semente riquíssima em uma série de nutrientes que promete trazer um mutirão de vantagens para a nossa saúde.

Encontrada no sul do México, a chia era muito consumida pelas civilizações antigas para dar aquela turbinada na resistência física. Segundo a nutricionista Renata Saffioti, da Sabor Integral, a semente é recomendada em dietas de emagrecimento, por aumentar a sensação de saciedade, ajudar na desintoxicação do organismo e por melhorar o trânsito intestinal. Além de ser um ótimo estimulante para os praticantes de atividades físicas. “A chia consumida em uma refeição pré-treino, com pelo menos 1h30 antes do exercício, ajuda a regular a liberação de açúcar no sangue garantindo a energia necessária, de forma graduada”, afirma a nutricionista.

São muitos os benefícios proporcionados pela semente, que ainda possui ômega 3, com forte ação antiinflamatória, vitamina A, ideal para proteger a pele e os olhos do envelhecimento precoce, e potássio, ingrediente importantíssimo na prática de atividade física responsável por evitar as indesejáveis câimbras.

A chia abriga outras preciosidades: é rica em cálcio e ótima pedida para quem não consome leite de vaca. “Uma colher de sobremesa de chia tem 21% do cálcio recomendado”, diz Renata. E para aquelas que precisam de ferro, a semente é considerada uma boa fonte do nutriente. “Como o ferro encontrado na semente é de origem vegetal, precisa ser consumido com alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas), que permitem uma melhor absorção de suas propriedades”, recomenda a especialista.

A semente pode ser encontrada em três formas: óleo, farinha e grão inteiro. “As sementes e a farinha são mais versáteis para o uso culinário, podem ser acrescentadas em sopas, bolos, iogurtes, frutas. O óleo pode ser consumido em saladas ou puro”, indica a nutricionista.

A porção diária recomendada é de 2 a 3 colheres (sopa) do óleo ou 1 colher (sopa) do grão ou da farinha. Dessa forma, todos os seus inúmeros nutrientes são absorvidos com eficácia. Confira a receitinha deliciosa para quem deseja usufruir de todos esses benefícios.

Gelatina
“Quando em contato com água a chia dobra 12 vezes de tamanho e forma um gel, desse gel, podemos fazer uma gelatina saudável”, ensina a nutricionista.

Ingredientes:
1 colher (sopa) de chia
1 potinho de sobremesa de suco de fruta natural e sem açúcar

Preparo:
Coloque a chia em um potinho de sobremesa e complete com o suco de fruta da sua preferência. Deixe gelar por algumas horas e depois é só consumir.

Mariana Saad

Tudo sobre moda e beleza. Priorizando as tendências para maquiagem.

13 Comentários
  1. Oi Mariana, tudo bem? Eu já te sigo no youtube, mas é a primeira vez que visito seu blog. Estou adorando!!!
    Eu já conhecia a Chia, até tenho aqui em casa, mas acabava não consumindo porque não gostei muito de usar no meio da comida (comprei em grãos). Vou tentar com o iogurte… Obrigada pela dica.

    Beijos

  2. Olá Mari, adorei a dica da Chia. Faz um pouco menos de 1 semana que eu começei á consumir e já senti diferença, principalmente porque ajuda á regular o intestino xD
    Gostaria de sugerir, um vídeo falando um pouco dos cuidados que você tem com o corpo, dicas de alimentos para quem quer emagrecer sabe? Esse tipo de vídeo que adoramos.
    Sigo diversas blogueiras que estão com o projeto #Fit e nos ajuda muito.
    Parabéns pelos seus vídeos e seu blog. Acompanho você á muito tempo.

    Grande beijo!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.