26
agosto

Olá meninas! A grande aliada da dieta dessa semana é a chia, semente riquíssima em uma série de nutrientes que promete trazer um mutirão de vantagens para a nossa saúde.

Encontrada no sul do México, a chia era muito consumida pelas civilizações antigas para dar aquela turbinada na resistência física. Segundo a nutricionista Renata Saffioti, da Sabor Integral, a semente é recomendada em dietas de emagrecimento, por aumentar a sensação de saciedade, ajudar na desintoxicação do organismo e por melhorar o trânsito intestinal. Além de ser um ótimo estimulante para os praticantes de atividades físicas. “A chia consumida em uma refeição pré-treino, com pelo menos 1h30 antes do exercício, ajuda a regular a liberação de açúcar no sangue garantindo a energia necessária, de forma graduada”, afirma a nutricionista.

São muitos os benefícios proporcionados pela semente, que ainda possui ômega 3, com forte ação antiinflamatória, vitamina A, ideal para proteger a pele e os olhos do envelhecimento precoce, e potássio, ingrediente importantíssimo na prática de atividade física responsável por evitar as indesejáveis câimbras.

A chia abriga outras preciosidades: é rica em cálcio e ótima pedida para quem não consome leite de vaca. “Uma colher de sobremesa de chia tem 21% do cálcio recomendado”, diz Renata. E para aquelas que precisam de ferro, a semente é considerada uma boa fonte do nutriente. “Como o ferro encontrado na semente é de origem vegetal, precisa ser consumido com alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas), que permitem uma melhor absorção de suas propriedades”, recomenda a especialista.

A semente pode ser encontrada em três formas: óleo, farinha e grão inteiro. “As sementes e a farinha são mais versáteis para o uso culinário, podem ser acrescentadas em sopas, bolos, iogurtes, frutas. O óleo pode ser consumido em saladas ou puro”, indica a nutricionista.

A porção diária recomendada é de 2 a 3 colheres (sopa) do óleo ou 1 colher (sopa) do grão ou da farinha. Dessa forma, todos os seus inúmeros nutrientes são absorvidos com eficácia. Confira a receitinha deliciosa para quem deseja usufruir de todos esses benefícios.

Gelatina
“Quando em contato com água a chia dobra 12 vezes de tamanho e forma um gel, desse gel, podemos fazer uma gelatina saudável”, ensina a nutricionista.

Ingredientes:
1 colher (sopa) de chia
1 potinho de sobremesa de suco de fruta natural e sem açúcar

Preparo:
Coloque a chia em um potinho de sobremesa e complete com o suco de fruta da sua preferência. Deixe gelar por algumas horas e depois é só consumir.


Sigam-me nas redes sociais!

Receba novidades do blog em primeira mão
no meu Facebook!


Inscreva-se no meu canal!
Vídeos inéditos todas segundas, quartas e sextas



Fique pertinho do meu dia a dia no meu Instagram



Inspire-se comigo no Pinterest

Lojas que recomendo

Publicidade