14
agosto

Quem nunca sofreu com a celulite? A celulite ocorre por vários fatores que dependem de nós, ou não. E por isso é superinteressante saber sobre o que de fato é verdade ou mito, sobre ela.

Muita gente atribui a culpa desse efeito “casca de laranja” aos refrigerantes e, até mesmo, ao excesso de peso, mas será que esses fatores são os verdadeiros motivos? A dermatologista Silvia Zimbres, esclarece todas as verdades e desvenda os mitos sobre o assunto.

Segundo a especialista, as causas que dão origem à celulite não são totalmente conhecidas. “Fatores como o aumento das células gordurosas acentuam o repuxamento das fibras que estão nas camadas da pele e deixam a área com aspecto cheio de ‘furinhos’. Além disso, fatores como a hereditariedade, as alterações hormonais e enzimáticas, em conjunto, que acumulam líquidos e proteínas nas células de gordura e provocam uma modificação de textura da superfície da pele”, explica Silvia.

 

Mito ou verdade?

 

O gás do refrigerante é o causador da celulite.

MITO. O refrigerante, que contém açúcar e pode favorecer o acumulo de gordura no corpo por apresentar excesso de calorias, é que facilita o aparecimento da celulite.

 

As mulheres são as que mais sofrem com esse tipo de problema.

VERDADE. As mulheres possuem uma característica de fibras, diferentes das dos homens. Elas possuem fibras mais finas e perpendiculares à pele, e é por isso que costumam ter mais celulite que os homens.

 

Efeito sanfona dá estria e celulite.

VERDADE. Engordar e emagrecer causa estrias devido ao rompimento das fibras elásticas e colágenas. As estrias podem levar a uma flacidez da pele, e aí pode aparecer a celulite.

 

Somente mulheres acima do peso correm o risco de ter celulite.

MITO. As magras também têm celulite, até porque há fatores anatômicos, como uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular. Nesses casos, a proporção de gordura é maior que a de musculatura. Nem tudo em celulite se relaciona ao aumento de peso.

 

Pílulas anticoncepcionais aumentam a celulite.

VERDADE. A alteração hormonal, causada por anticoncepcionais que contêm progesterona e impedem que a mulher menstrue, pode sim, fazer com que os furinhos apareçam.

 

Estresse contribui para o aparecimento da celulite.

VERDADE. A saturação emocional retém líquidos, isso faz com que o corpo acumule reservas de gordura e gere a indesejável celulite.


Sigam-me nas redes sociais!

Receba novidades do blog em primeira mão
no meu Facebook!


Inscreva-se no meu canal!
Vídeos inéditos todas segundas, quartas e sextas



Fique pertinho do meu dia a dia no meu Instagram



Inspire-se comigo no Pinterest

Lojas que recomendo

Publicidade